>

Fonte: imagem

A infância é uma das fases da vida mais divertidas, saudáveis e que traz mais saudade. Quem não tem boas lembranças dessa época?

Porém, infelizmente, não é essa a realidade de muitas crianças. Tem criança sofrendo maus tratos e passando por momentos de tristeza dentro da própria casa.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 13 de Julho de 1990, sob a Lei no 8.069, dispõe no seu artigo 5, que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.”

Entretanto, ser violentada, mal tratada e sofrer qualquer tipo de crueldade já faz parte da vida diária de muitos pimpolhos.

As formas de violência variam desde gritos, xingos e até mesmo ser agredida com a mão ou outro objeto, ou ser chutada, sacudida, jogada, queimada, e sofrer abusos sexuais. Os agressores são, na maioria das vezes o vizinho, tio, avô, padrasto e até mesmo o pai e a mãe, que deveriam ter a função de proteção e atenção.

E como o dentista pode identificar essas marcas de maus tratos?

As marcas deixadas estão mais presentes na região de cabeça, face, boca e pescoço.

As manifestações são:

-Lábios: hematomas, lacerações, cicatrizes, queimaduras.
-Dentes: fraturados, avulsionados, com mobilidade sem história plausível de trauma.
-Boca: queimaduras ou lacerações na gengiva, língua causados por objetos quentes e pontiagudos.
-Maxila e mandíbula: sinais de fratura, hematomas.

É bom observar também marcas de mordidas pelo corpo da criança, identificando mordida humana que mais oval ou circular, diferenciando da mordida de um animal, por exemplo.

O comportamento da criança, muitas vezes já denuncia que ela está sofrendo dentro de casa. A criança que antes era cooperativa, de repente, começa a ter medo, coloca as mãos sobre rosto como sinal de rejeição e reclusa, pode estar passando por maus tratos em casa. Cabe a nós, odontopediatras ou não, identificar essa situação e ajudar a criança, conquistando sua confiança e denunciando os mau feitores.

Medo de denunciar?? Procure a delegacia mais próxima e faça uma denúncia anônima, e salve a vida de muitas crianças.

Quer saber mais sobre como cuidar bem do seu pequeno?? Conheça o @tiodentista, ele é um rapaz muito legal e tem muitas dicas de como fazer sua criança feliz.

Dai

Compartilhe:

Comentários via Facebook