>

Lidar com saúde requer cuidados com aquele que estará sentado na nossa cadeira odontológica.

Dor, ansiedade e complicações pós operatórias são comuns no consultório e por isso temos a obrigação de conseguir controlar a situação.

Para tal, contamos com a ajuda da FARMACOLOGIA.

Após um curso com um profissional que eu, particularmente, admiro muito, Prof. Dr. Eduardo Dias Andrade, entrei em contato com ele pedindo sugestões de medicamentos que nós, dentistas, devemos ter em nosso consultório para pronto atendimento dos nossos pacientes.

Ele, muito gentilmente, me listou alguns. E eu compartilho essa lista com vocês!

• CONTROLE DA ANSIEDADE: Midazolan (compr. 7,5mg) e Lorazepan (compr. 1mg, indicado para os pacientes idosos).
  • CONTROLE DA DOR: Dipirona (solução gotas), Paracetamol 750mg, Alivium (solução gotas 50mg/mL), Decadron 4mg, Toragesic 10mg (compr. sublinguais).
  • PROFILAXIA E TRATAMENTO DE INFECÇÕES: Amoxicilina 500mg (cápsulas) e Clindamicina 300mg (cápsulas).

Além disso, o profissional poderá dispor de “kit de emergência”, com acessórios e medicamentos para uso de situações de risco médico, como hipoglicemia, convulsão, reações alérgicas, crise aguda de Asma, AVE (acidente vascular encefálico), angina de peito, infarto do miocárdio, etc.

Estudos recentes mostram que a Valeriana, um medicamento fitoterápido, é eficaz como medicação de escolha para controle de ansiedade (sedação mínima) pré operatória. Auxilia no controle da dor e torna o paciente cooperativo ao procedimento.

Vale a pena lembrar que, de acordo com a ANVISA, os antibióticos são vendidos com receituário controlado, em 2 vias, lei que começou a vigorar em Janeiro de 2011.

Fiquem atentos!
Cuidem dos seus pacientes.

Obrigação ou não, mostrar atenção com eles é um diferencial que conta pontos muitos positivos no nosso dia a dia!

#goDIVAS